Você conhece o projeto de revitalização do Centro de Feira de Santana?
Nesse post falaremos um pouco sobre as mudanças que darão cara nova à nossa cidade.
A revitalização do novo Centro Comercial e do Shopping Cidade das Compras (Shopping Popular) é um projeto que busca melhorar a qualidade de vida do cidadão, devolvendo ao povo de Feira de Santana o seu direito de ir e vir nas principais ruas da cidade. A mudança irá abranger de uma só vez as áreas de infraestrutura, urbanização, modernização e mobilidade urbana.
A cidade passará a contar com melhores condições de mobilidade urbana a partir da implantação do BRT; da duplicação dos viadutos que unem as avenidas Maria Quitéria com a Fraga Maia, e Getúlio Vargas com a Nóide Cerqueira e o prolongamento destas avenidas, resultando em novos vetores de crescimento da cidade.
A modernização se dará em alguns pontos principais, como: a transformação o calçadão da Sales Barbosa, e reurbanização da rua Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, rua Recife e também praças do Centro da cidade.
O Shopping Popular Cidade das Compras, localizado em uma área estratégica, vai abrigar o comércio informal, garantindo espaço nobre para o comércio de artesanato e revitalizando o tradicional Centro de Abastecimento. O espaço conta com estacionamento privativo, melhorando a fluidez do trânsito.
O projeto inovador adotou características pós-modernas de urbanismo, a exemplo da fiação subterrânea das redes elétricas, de voz e dados; calçadas ampliadas com faixa para ciclovia; arborização e estacionamentos delimitados (com a Zona Azul), além de estacionamento para motos e bicicletários; via exclusiva para ônibus; esgotamento sanitário e drenagem pluvial em profundidade; sistemas de iluminação pública com tecnologia LED e bloco de concreto intertravado, tido como ecologicamente correto.
A definição dos estacionamentos e a sinalização das vias de rolagem melhoram o fluxo dos veículos. Calçadas mais largas e sem ambulantes melhoram o fluxo de pessoas e o comércio.
O projeto deve intensificar o uso comercial do centro da cidade, valorizando os imóveis comerciais e ampliando as relações de trocas entre os cidadãos. A limitação do espaço a ser ocupado por lojistas e via compartilhada por pedestres e ciclistas transformará a rua em um espaço de convívio e lazer.
Os pedestres terão preferências em relação aos veículos; o uso de transportes mais sustentáveis será estimulado com as ciclofaixas; e as áreas arborizadas diminuirão o ruído e melhorarão o conforto térmico.
Pessoas, bicicletas e carros ocupam os espaços de forma ordenada, melhorando os fluxos e criando um ciclo de revitalização da cidade. O centro se transformará em um grande passeio público; um ambiente adequado para comércio, trabalho e lazer.
Fonte das imagens: FOTO/ ASCOM – PUBLICADO NO JORNAL GRANDE BAHIA
Deixar um comentário